Bolo de Vinagre de Frutos Vermelhos

Lembro-me de, quando era pequena, a minha mãe fazer um bolo de vinagre que eu adorava; infelizmente, ao longo dos anos e com várias mudanças de casa pelo meio, as receitas dela foram-se perdendo… Ontem fartei-me de dar voltas à cabeça (e à casa) à procura da receita deste bolo, mas não a encontrei. Por isso, fui à minha amiga internet pesquisar. Depois de ver várias receitas, utilizei duas como base – esta e esta – e criei a minha própria receita! Cá vai:

Bolo de Vinagre de frutos vermelhos

Ingredientes

Para o bolo:

4 ovos

25g de adoçante em pó (ou 250g de açúcar)

180g de farinha

5 c. de sopa de vinagre de fruta com frutos vermelhos Paladin

1 c. de chá bem cheia de fermento em pó

Para a calda:

1dl de água

100g de açúcar

30g de amêndoas granuladas

2 gemas

Preparação

Bolo:

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Bater as claras em castelo e reservar.

Bater bem as gemas como o adoçante; incorporar o vinagre; aos poucos e alternadamente, adicionar a farinha previamente misturada com o fermento e as claras em castelo.

Colocar numa forma bem untada e levar ao forno cerca de 20 a 25 minutos, até que bolo esteja cozido.

Calda:

Numa tacinha, misturar as gemas com as amêndoas granuladas e reservar.

Num tachinho, levar ao lume o açúcar com a água e deixar ferver 3 minutos. Findo esse tempo, apagar o lume e misturar rapidamente as amêndoas com a gemas, mexendo bem. Voltar a ligar o lume e deixar cozer até que comece a fazer espuma; nesse momento, apagar o lume e deixar arrefecer um pouco.

Desenformar o bolo ainda morno para um prato de servir, picar várias vezes com um palito (ou um garfo) e deitar a calda por cima. Eu não usei a calda toda – dispus as amêndoas em cima e reguei só com um bocadinho de calda, para que o bolo não ficasse muito ensopado.

???????????????????????????????

Apesar de ser feito com vinagre de futos vermelhos, o bolo não sabe nada a vinagre! Fica sim com um suave e simpático sabor a frutos vermelhos; cá em casa todos adoraram e nem queriam acreditar quando disse de que era o bolo! Vai uma fatia??

2 thoughts on “Bolo de Vinagre de Frutos Vermelhos

Deixe a sua opinião!

