Cá por Casa Faz-se Assim: Bolo de Vinho Tinto

Este ano quando fui à Feira do Livro, fartei-me de comprar livros para os filhotes (afinal, há que estimular a leitura entre os mais jovens); como resultado, o orçamento para comprar uns livrinhos para mim ficou curto… Mas não resisti a comprar 3, de culinária… 😛

A receita deste bolo vem de um deles: Bolos Clássicos, da editora Vemag Verlags (o meu felizmente está em português, mas não tem indicações bibliográficas nenhumas, não consigo dar-vos mais dados). Quando passei os olhos pelo livro este bolo despertou-me a curiosidade de tal forma, que tive de o fazer imediatamente… E devo dizer que fica uma verdadeira delícia, embora seja também uma autêntica bomba!

???????????????????????????????

Ingredientes:

330g de manteiga à temperatura ambiente

300g de açúcar

330g de farinha

1 saqueta de fermento (usei 1 c. sopa de fermento para bolos)

5 ovos

100g de raspas de chocolate (não pus)

125ml de vinho tinto

2,5 c. chá de chocolate em pó

1,5 c. chá de canela em pó

Manteiga para untar a forma

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180ºC; untar muito bem uma forma com 24 cm de diâmetro.

Bater muito bem a manteiga com o açúcar até ficar uma massa homogénea. Adicionar os ovos um a um, batendo sempre. Juntar a farinha e o fermento peneirados. Acrescentar as raspas de chocolate e misturar.

Em seguida adicionar o vinho tinto, envolver o chocolate em pó e a canela até obter uma massa homogénea.

Coloque a massa na forma e leve ao forno cerda de 40 minutos ou até o bolo estar cozido. Deixe arrefecer sobre uma grelha antes de desenformar.

Eu cobri com um pouco de glace, apenas para ficar mais bonitinho! 🙂

2 thoughts on “Cá por Casa Faz-se Assim: Bolo de Vinho Tinto

    • Pois experimenta, Paulo!

      A sério, fiz o bolo e sinceramente achava que ninguém ia gostar; pois enganei-me redondamente… Ao ponto de o meu filho dizer que tem um novo bolo favorito! 🙂

      Bjs!!

Deixe a sua opinião!

