Dia Um… Na Cozinha! Brownies de Cenoura, Caramelo e Amêndoa

O “Dia Um… Na Cozinha” é um desafio interno criado por (e para) os bloguers que contribuem para o Cooking World e apresenta-se hoje na sua primeira edição, dedicada ao tema Brownies! Porquê? Porque hoje é o Dia Mundial da Criança e tinha de ser algo docinh0 e dedicado a elas, claro! 🙂

A ideia surgiu a partir de uma brincadeira entre algumas das colaboradoras, estendeu-se a todo o grupo e muitos decidiram participar, por isso, preparem-se para o desfile de receitas, todas elas deliciosas e muito docinhas!

Eu participei, claro! Nunca tinha feito brownies na vida; fartei-me de ver receitas, mas condicionada pelo final do mês e pela despensa quase vazia e sem me sentir particularmente atraída por nenhuma das receitas que vi, resolvi inventar… Juro que pensei que os brownies iam acabar no caixote do lixo, mas enganei-me redondamente, ficaram deliciosos e os meus filhos já “encomendaram” nova dose, hahahaha! Ora então, o que saiu foi isto:

???????????????????????????????

Ingredientes:

200g de chocolate em tablete (usei de culinária, porque era o único que cá tinha)

2 cenouras médias cozidas

2 c. sopa de caramelo líquido

125g de amêndoas picadas

120g de manteiga

175g de açúcar

3 ovos

200g de farinha

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Forrar um tabuleiro de 30x24cm com papel vegetal ou untá-lo muito bem e polvilhá-lo com farinha.

Num tachinho ou no micro-ondas, derreter o chocolate com a manteiga.

Bater as claras em castelo.

No liquidificador, bater as cenouras em pedaços com as 3 gemas de ovo e o caramelo líquido até ficar um creme. Colocar numa taça grande e adicionar o açúcar. Bater muito bem. Juntar a farinha e bater novamente. Adicionar as claras em castelo.

Em seguida incorporar as amêndoas (se quiserem podem levá-las ao forno por uns minutos para torrarem um pouco, eu não o fiz) e o chocolate derretido.

Colocar no tabuleiro, espalhar bem a mistura e levar ao forno cerca de 18 minutos. Retirar e deixar arrefecer. Quando estiver frio, cortar os brownies em quadrados com cerca de 5cm de lado e colocá-los num prato de servir.

Nota: Por cá os brownies foram comidos assim mesmo, mas devem ficar maravilhosos quando acompanhados por uma bola de gelado ou um pouco de chantilly! Não ficam muito doces, o que por estes lados é uma vantagem. 🙂

E agora que já leram a receita da minha contribuição para o desafio Dia Um… Na Cozinha, toca de se prepararem para o restante desfile de brownies! É só clicarem nos links abaixo, pois em todos eles irão encontrar uma receita maravilhosa!

http://asaventurasdeumamama.blogspot.com/

http://www.blogdochocolate.com/

http://ogostopelacozinha.blogspot.pt/

http://cookingbooksblog.blogspot.pt/

http://docemaisoumenos.blogspot.pt/

http://entretachosesabores.blogspot.pt/

http://thewildkitchenportuguesa.blogspot.pt/

http://bembons.blogspot.com/

http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/

www.obarriguinhascomebem.com

http://oficinadaspapitas.blogs.sapo.pt/

http://umapedradesal.blogspot.pt/

http://tertuliadasusy.blogspot.pt/

http://docesemcasa.blogspot.pt/

http://www.receitasparaafelicidade.com/

http://tachosvspanelas.blogspot.com/

http://www.acozinhadakinhas.blogspot.ch/

http://maisumsobreculinaria.blogspot.pt/

Anúncios

24 thoughts on “Dia Um… Na Cozinha! Brownies de Cenoura, Caramelo e Amêndoa

  1. Faltava eu vir cá, não consigo comentar as quase 200 cozinhas que sigo todos os dias, é humanamente impossível 😦 mas o que interessa é que vim 🙂 tiveste uma ideia brilhante e do pouco fizeste muito! Dou-te os meus parabéns por estes maravilhosos brownies que estão muitooooo apelativos!

    beijinhos e cuida-te!

    • Obrigada, minha querida!! E não te preocupes, que mais vale tarde que nunca… Eu tento visitar toda a gente todos os dias, mas raramente comento… Caso contrário, não faço mais nada e ainda corro o risco de alguém se chatear porque comentei um blog e outro não, lol!

      Beijinhos!!

  2. Que bons que devem ser com cenoura! Em pequena adorava bolinhos de cenoura, hoje adoro brownies ou, melhor diria, chocolate. Brownies de chocolate e cenoura devem ser uma perdição 😀

    **
    Aida

  3. Começo por ti e fiquei deliciada com essa cenoura! Assim ficamos com a ideia que nos faz menos mal, né?? Para uma primeira vez, como tu dizes, estás uma crack! Podes continuar!!
    Beijinhos e bom domingo.

  4. Estão lindos, Natacha ! 🙂
    A introdução da cenoura na massa foi um golpe de mestria !
    Não me ocorreria e adorei a idéia !
    Parabéns !
    Um beijinho grande*

Deixe a sua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s