Ninhos de Chocolate e Caramelo

Nota Cooking: Contribuição do blog As Aventuras de uma Mamã! Original aqui 🙂

Cooking World - Ninhos de Chocolate e Caramelo

Esta receita vem Da nossa Cozinha!

Ingredientes:

Para as bolachas:

  • 250 gramas de farinha
  • 75 gramas de manteiga sem sal amolecida
  • 100 gramas de açúcar em pó
  • 1 ovo
  • 5 gramas de fermento
  • 1 pitada de sal
Para o recheio de chocolate:
  • 200 gramas de chocolate para cobertura
  • 100 ml de natas
Para o caramelo/toffee:
  • 100 gramas de açúcar mascavado claro
  • 250 ml de natas
  • 15 gramas de manteiga
  • 1 pitada de sal

Preparação:

A massa destas bolachas é tipo uma massa areada. Começamos por colocar a farinha numa taça, juntamente com o açúcar, o sal e de seguida a manteiga. Vamos esfregando a manteiga com a farinha de modo a obter uma areia grossa. Juntamos o ovo e amassamos de modo a obter uma massa lisa e homogénea. Fazemos uma bola e envolvemos com película aderente e levamos ao frigorífico durante 1 hora.

Enquanto está no frigorifico preparamos os recheios que também deve ir arrefecendo. Para o recheio de chocolate, aquecemos sem ferver a nata e colocamos os chocolate, de maneira a que se vá derretendo suavemente. Misturamos bem até termos um creme liso e brilhante.

Para o recheio de caramelo fervemos a nata numa panela ou Microondas. Colocamos os 100 gramas de açúcar num tacho, em lume brando, até que se derreta completamente. Fora do lume juntamos a nata pouco a pouco, mexendo sempre até obter um creme homogéneo. Por fim juntar a manteiga e o sal e mexer bem. Deixar arrefecer.

Retiramos a massa do frio e fazem-se depois pequenas bolas de massas com 20 a 35 gramas, dependendo do tamanho do vosso esmagador de alhos. Sim, é o utensilio que dá este ar de ninho às nossas bolachas. Espreitem aqui o passo a passo porque eu ainda não consigo fazer bolachas e fotografar ao mesmo tempo!

Pré-aquecer o forno a 160ºC. Forramos um tabuleiro com papel de forno e vamos colocando os montinhos que vão saindo do descascador de alhos.

Colocamos uma pequena bola de massa no esmagador e apertamos bem, sem deixar a massa terminar. A ideia é que os fios não se partam e então fazer montinhos, que depois cortamos junto ao esmagador.

Depois de estarem os montinhos, fazemos o centro com a tampa de uma garrafa, pressionando no meio com a parte lisa da tampa.

Levamos ao forno até estarem douradas. Deixamos arrefecer sobre uma grelha.

Depois de frias colocamos uma colher de sobremesa de recheio de chocolate e deixamos que seque, mais ou menos uns 30 minutos. Por fim colocamos uma colher de sobremesa de caramelo. Deixamos repousar e servimos. Quanto mais tempo repousarem, mas densos ficarão os recheios.

(Imagem cedida pela autora) Mena Lopes – As Aventuras de uma Mamã.

Advertisements

Deixe a sua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s