Cá por Casa Faz-se Assim: Bolachinhas da Avó

Esta receita não podia ser mais simples e de original não tem nada… Fui buscá-la ao caderninho de receitas da minha avó, que já foi dela, já foi da minha mãe e agora é meu.

Umas bolachinhas gostosas que me reportam para os meus tempos de infância, para as tardes chuvosas em que ajudava a minha avó a fazer estas bolachinhas e depois ficava siderada a olhar para dentro do forno à espera que ficassem prontas…

Cooking World - Bolachinhas da Minha Avo 1

Ingredientes:

185 gr de manteiga derretida

185 gr de açúcar

375 g de farinha

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Amassar bem todos os ingredientes. Estender a massa obtida com o rolo e cortar as bolachinhas com o formato que se quiser (eu corto-as relativamente fininhas, porque era assim que a minha avó fazia).

Dispor as bolachinhas num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao forno cerca de 10 a 12 minutos, até que os bordos fiquem douradinhos. Deixar as bolachas arrefecer sobre uma grelha e guardar numa lata ou frasco de vidro com tampa hermética.

Nota: Desta vez fiz as bolachinhas tal e qual a receita da minha avó, mas também já fiz variações; dá para juntar um pouco de chocolate em pó, raspa de laranja ou de limão, amêndoa ralada, etc… Até hoje, as experiências que fiz ficaram sempre muito boas!

7 thoughts on “Cá por Casa Faz-se Assim: Bolachinhas da Avó

  1. mas o que é que tu fazes que não fica bom? nada… é tudo delicioso. beijokas e um dia destes vou fazer. olha se calhar no domingo que é dia da asneira quando chegar a casa de Alcobaça faço umas quantas só para matar a saudade.

  2. Pingback: Cá por Casa Faz-se Assim:Pudim e Leite Creme em Caixinhas de Bolacha | Cooking World

    • Hahahahaha! Cá em casa cada dose rende cerca de 70 bolachas (fininhas, claro)… Desta vez acho que comi duas, quando cheguei à lata, já estava vazia! É o que dá ter dois filhos gulosos. Para a próxima vou triplicar a receita, pode ser que dure mais de 24h!

      Beijos!!

Deixe a sua opinião!

