Bolo Crumble

Nota Cooking: Contribuição do blog Uma Pedra de Sal! Original aqui

Há sabores que são combinações perfeitas. Verdadeiros clichés culinários. Maçã e canela, banana e chocolate, enfim, nunca mais saía daqui… Entre doces e salgados há combinações testadas e mais que testadas e que acabam por ser aquilo a que chamo zona de conforto, porque nunca nos deixam ficar mal.

É nesse campo que incluo a pêra e as avelãs. Dois sabores que adoro e que acho que combinam lindamente. Por isso, assim que vi um bolo com estes ingredientes numa revista, andei mais de uma semana a namorá-lo, a tentar descobrir alguma coisa que não me soasse bem, que me impedisse de o fazer… Não que não estivesse louca por o fazer, mas dado que entrei em dieta, estou a tentar esforçar-me por evitar bolos pecaminosos que me dêem dor de consciência… É complicado gostar de comer… Ter um blog de culinária… Andar sempre a experimentar coisas novas… E tentar manter a linha. Por isso, um bolo nesta fase, tem mesmo de fazer sentido fazê-lo… E a gula não conta como argumento!

Pois este bolo começou assim: “M. sabes o que me apetece mesmo, mesmo, mesmo comer?? Peras….” Ao que o M. me responde: “Que engraçado, a mim também!! Tenho de ir comprar!” E pronto… Havendo peras em casa e convidados a chegar não havia como deixar escapar esta receita…

Juro que comi duas pequenas fatias, só duas… Dividi o mal por várias aldeias… Porque é tãoooooooo, mas tãoooooo bom… Vale mesmo a pena fazê-lo.

Ingredientes:cooking - crumble

Para o bolo:

– 180 gr de açúcar amarelo

– 150 gr de manteiga

– 160 gr de farinha

– 85 gr de miolo de avelã

– 2 ovos

– 1 colher de chá de fermento

– 1 colher de chá de canela em pó

Para a cobertura:

– 6 pêras

– 45 gr de açúcar amarelo

– 1 colher de chá de canela em pó

– sumo de 1 limão

Para o crumble:

– 90 gr de farinha

– 50 gr de Becel líquida

– 20 gr de açúcar amarelo

Preparação:

Comece pela cobertura. Descasque e descaroce as peras e corte em gomos finos. Coloque-os numa frigideira antiaderente. Regue com o sumo de limão. Junte o açúcar amarelo e a canela e leve o lume brando até a pêra ficar macia. Reserve.

Para o bolo, coloque as avelãs no copo da Bimby (usei com pele) e reduza a farinha processando 5 segundos, velocidade 7. Retire e reserve.

Coloque no copo a manteiga e programe 50º, 1 minuto, velocidade 2. Junte o açúcar e programe 2 minutos, velocidade 3 e 1/2. Adicione os ovos e programe 1 minuto, velocidade 3. Junte a farinha, o fermento e a canela e bata mais 2 minutos, velocidade 3. Adicione a avelã moída e programe mais 1 minuto, velocidade 3.

Forre uma forma, sem buraco, de fundo amovível com papel vegetal. Verta a massa e distribua a pêra por cima. Reserve o líquido para colocar por cima quando tirar o bolo do forno.

Pré-aqueça o forno a 180°.

Prepare o crumble. Misture a Becel, a farinha e o açúcar amarelo até obter um granulado, migalhas. Distribua por cima da pêra e leve ao forno por 50 minutos.

Finde o tempo, retire o aro, elimine o papel vegetal e deite o líquido de cozinhar as pêras por cima.

Alternativa de Preparação:

Comece pela cobertura. Descasque e descaroce as pêras e corte em gomos finos. Coloque-os numa frigideira antiaderente. Regue com o sumo de limão. Junte o açúcar amarelo e a canela e leve o lume brando ate a pêra ficar macia. Reserve.

Para o bolo, reduza as avelãs a farinha auxiliando-se de um almofariz ou robot de cozinha. Reserve.

Derreta a manteiga e misture com o açúcar e bata bem ate obter um creme macio. Adicione os ovos um a um a bata bem. Junte a farinha, o fermento e a canela e bata um pouco mais. Adicione a avelã moída e misture tudo muito bem.

Forre uma forma, sem buraco, de fundo amovível com papel vegetal. Verta a massa e distribua a pêra por cima. Reserve o líquido para colocar por cima quando tirar o bolo do forno.

Pré-aqueça o forno a 180°.

Prepare o crumble. Misture a Becel, a farinha e o açúcar amarelo até obter um granulado, migalhas. Distribua por cima da pêra e leve ao forno por 50 minutos.

Finde o tempo, retire o aro, elimine o papel vegetal e deite o líquido de cozinhar as pêras por cima.

Receita inspirada numa semelhante da Teleculinária de Janeiro de 2013.

(Imagem cedida pela autora) Sónia Alegre – Uma Pedra de Sal.

Anúncios

Deixe a sua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s