Pão Doce Marmoreado

Nota Cooking: Contribuição do blog Sabores Leves! Original aqui.

Andava a algum tempo a imaginar um pão novo, quase todos os fins de semana faço o meu pão integral com sementes mas queria outro diferente.

Lembrei-me de um pão doce que a minha avó fazia quando eu era pequena e que eu tanto gostava, perguntei a minha mãe o que levava e ela disse-me os ingredientes embora as quantidades não soubesse uma vez que era colocado a “olho”.

Como a mente por vezes não pára na altura de começar a preparar o pão veio-me à ideia o bolo mármore, vá-se lá a saber porquê e lembrei-me de adaptar o pão.

Ficou super fofo, macio, doce o suficiente para se comer só por si, mas não o suficiente que não fique bem com manteiga ou até uma compota.

Ingredientes:cooking - pão doce marmore

Massa escura:

300 gr de farinha integral

125 gr de farinha de centeio

1 colher café de sal

125 gr de açúcar amarelo

150 gr de leite magro

80 gr de água

10 gr de azeite

1 ovo

25 gr de fermento padeiro fresco

2 colheres sopa de canela em pó

2 colheres de sopa de erva doce em pó

Massa clara:

480 gr de farinha de trigo

1 colher de café de sal

100 gr de açúcar amarelo

120 gr de leite magro

60 gr de água

10 gr de azeite

1 ovo

25 gr de fermento padeiro fresco

Raspa de 1 limão

Preparação:

Massa escura:

Coloque no copo o leite, a água, o azeite, o sal, o fermento e programe 2 min, 37º, vel 2

Adicione o açúcar, o ovo, a canela, a erva doce e misture 10 seg, vel 6.

Junte as farinhas e amasse 3 min, vel espiga.

Retire para uma taça funda polvilhe com um pouco de farinha e reserve em local morno durante 1 hora ou até a massa dobrar de volume.

Massa clara:

Coloque no copo o leite, a água, o azeite, o sal, o fermento e programe 2 min, 37º, vel 2

Adicione o açúcar, o ovo, a raspa de limão e misture 10 seg, vel 6.

Junte a farinha e amasse 3 min, vel espiga.

Retire para uma taça funda polvilhe com um pouco de farinha e reserve em local morno durante 1 hora ou até a massa dobrar de volume.

Numa superfície enfarinhada trabalhe um pouco as massas uma de cada vez com as mãos. A massa deve ficar seca, sem colar ás mãos.

Enrole as duas massas juntas e amasse-as ligeiramente para que fiquem com um aspecto marmoreado.

Divida a massa em 2 porções iguais e molde dois pães.

Coloque-os num tabuleiro enfarinhado e deixe descansar 30 min.

Leve a cozer ao forno a 180º durante 40 min.

Retire os pães do forno, tape-os com um pano por cima e deixe até arrefecer.

O Pão doce da minha avó ainda fica para uma outra oportunidade 😀

(Imagem cedida pela autora) Lena Santos – Sabores Leves.

Deixe a sua opinião!

