O Seu Forno é Mentiroso?

Quase todas as receitas de forno, sejam de bolos, de bolachas, de assados ou de qualquer outra coisa, referem duas coisas – a temperatura a que devemos colocar o forno e o tempo que a comida deve estar no forno até ficar cozinhada.

Mas a realidade é que, por mais exactas que sejam essas informações e por mais que nós as sigamos à risca, nem sempre o resultado é o desejado (eu que o diga…).

E porquê? Porque, tal como os nossos automóveis, os fornos (e outros electrodomésticos) também são máquinas. E se bem que venham corectamente calibrados de fábrica, com o uso e o tempo essa calibragem pode ficar desregulada (um dos motivos pelos quais os automóveis precisam de ir à revisão de tempos a tempos, certo?).

Imagem retirada da internet via Google Imagens

Imagem retirada da internet via Google Imagens

Por isso, verifique a calibragem da temperatura do seu forno! É simples, não precisa de chamar nenhum técnico! Basta adquirir um termómetro para forno. Coloque-o a meio do forno (altura e largura) e ligue o forno, programando-o, por exemplo, para os 200ºC. Quando o forno indicar que chegou a essa temperatura, verifique a temperatura indicada pelo termómetro. Se forem os mesmos 200ºC, perfeito, o seu forno está bem calibrado! Se não fore, tome nota da diferença; se esta for inferior em, digamos, 20ºC, já sabe que da próxima vez, tem de o programar para 220ºC de forma a que este atinja os 200ºC!

Em alternativa, pode sempre mandar regular o forno por um técnico especializado. 🙂

Anúncios

3 thoughts on “O Seu Forno é Mentiroso?

Deixe a sua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s