Cheesecake de Côco e Amoras

Nota Cooking: Contribuição do blog EntreLaços e Pérolas! Original aqui. 🙂

Desta vez quis fazer uma sobremesa que combinasse amoras com outro sabor, só para escapar ao tradicional e habitual cheesecake… Pesquisei várias receitas, na esperança de encontrar uma resposta… Surgiu-me à ideia o limão, as framboesas… e depois o côco! Hum.. Qual o melhor? Optei pelo côco, por não ser habitual esta combinação de sabores e porque fiquei curiosa do resultado que iria obter. No fundo acabei por juntar ingredientes de duas receitas diferentes e criar uma receita adaptada ao que pretendia!

Posso dizer que é uma boa combinação de sabores, o doce e fresco do côco contrasta com o sabor ácido da amora… Não é o namoro ideal mas também não é de rejeitar! Pelo menos não restou nada no prato dos convidados… (parece-me bom sinal!)

Para quem quer fugir à regra de vez em quando, esta é uma boa opção.

No vasto leque de receitas de cheesecake, existem os que vão ao forno (que habitualmente levam ovos) e os que se ficam pelo ida ao frigorífico (confeccionados com natas e folhas de gelatina). Sinceramente, prefiro sempre jogar pelo seguro quando se trata de fazer um cheesecake para receber amigos cá em casa e, como tal, prefiro os que vão ao forno, pois sei que firmes ficam de certeza e que ao retirar a forma não haverá surpresas! Têm a “desvantagem” de adquirir uma cor mais amarelada, pelos ovos cozinhados, e não apelam tanto à gula como os outros que ficam brancos e cremosos. Questão estética à parte, tanto uns como os outros são sempre bemvindos! Deixo-vos a receita que adaptei.

Cooking World - Cheesecake de Coco e AmorasIngredientes:

200g de bolachas de aveia
80g de manteiga derretida
400g de queijo creme tipo Philadelphia
1 iogurte com aroma de côco
100g de açúcar
40g de côco ralado
4 ovos
200g de amoras
50g de açúcar
3 folhas de gelatina

1 colher de sopa de sumo de limão

Preparação:

Triture as bolachas, adicione a manteiga previamente derretida até obter uma mistura areada e cubra uniformemente o fundo da forma de aro amovível pressionando bem até obter uma camada compacta. Reserve 30 minutos no frigorífico.

Pré-aquecer o forno a 160ºC.

Num recipiente bata o queijo creme com o açúcar e junte os ovos, um a um, misturando bem. Adicione o iogurte e o côco ralado e envolva bem. Verta o preparado na forma, sobre o fundo de bolachas.

Leve ao forno durante cerca de 45 a 50 minutos. Deixar arrefecer e coloque no frigorífico durante 8 horas.

A camada de amoras deve ser preparada quando o cheesecake já estiver frio. Para tal, comece por colocar as folhas de gelatina em água fria, para demolhar.

Num tacho, junte as amoras, o açúcar e o sumo de limão e leve a lume brando durante 3 a 4 minutos. Esmague algumas amoras com a ajuda de um garfo, para obter uma espécie de calda. Junte as folhas de gelatina bem escorridas e misture bem até derreterem completamente. Retire do lume e deixe arrefecer.

Quando estiver quase frio verta por cima do cheesecake e leve ao frigorífico até solidificar.

(Imagem cedida pela autora) Emilie dos Santos – EntreLaços e Pérolas.

Anúncios

One thought on “Cheesecake de Côco e Amoras

Deixe a sua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s