Ar da Serra: Presunto

Nota Cooking: Crónica semanal da responsabilidade da nossa colaboradora Ana Luísa Paulo.

Hoje vou falar-vos sobre presunto.cooking world- ar da serra- P

É apetitoso o prato que está na foto, não é?

O presunto é obtido a partir das pernas traseiras do porco e depois é sujeito a um processo de cura.

Este processo de cura é o seguinte:

A Salgadeira: a perna do porco é colocada numa arca de madeira (geralmente construida com 4 pés para evitar a humidade) – a salgadeira – e coberto de sal. O tempo que a perna fica na salgadeira depende do seu peso. Normalmente, e segundo o meu pai, é um dia por cada kilo da perna.

Hoje em dia, damos cada vez mais importância ao excesso de sal e por isso, o processo de cura de alguns presuntos já envolve uma menor quantidade de sal.

A Secagem: Depois dos dias devidos na salgadeira, a perna é retirada do sal e lavada com água tépida, para que saia todo o sal que está à superficie. De seguida a perna é guardada (pendurada) durante algumas semanas num local fresco. Durante este tempo, o presunto vai perder algum peso. Depois de algum tempo, a perna é untada com um preparado de pimentão vermelho, azeite, vinho e louro e continua a secar.

Passadas umas semanas nasce um presunto maravilhoso!

Achei que era giro partilhar isto. Espero que gostem!

Nota: O responsável pela informação é o meu querido pai. 🙂

Quanto ao presunto da foto, não foi produzido pelo meu pai, mas sim pela empresa Saraivas. Uma empresa sedeada em Santa Marinha, Seia, que se dedica ao comércio de produtos alimentares.

(Imagem cedida pela autora) Ana Luísa Paulo.

Deixe a sua opinião!