Para o leite não entornar…

Imagem retirada daqui.

Imagem retirada daqui.

Uma das coisas que eu mais detesto é pôr leite a aquecer, distrair-me com alguma coisa e o leite vir todo por fora quando ferve! É que fico mesmo irritada, só de pensar que por causa de dois ou três segundos de distracção vou ter de limpar o fogão todo! Alguns truques para evitar esta situação são os que se seguem:

Antes de colocar o leite no fervedor (ou em qualquer outro recipiente adequado), coloque no fundo um pires virado para baixo; assim, o leite não vem por fora; (não faço ideia porquê, mas deve ter a ver com a bolsa de ar que se cria no fundo com o pires virado para baixo).

Outra possibilidade, quiçá mais simples, passa por colocar uma colher de metal dentro do fervedor, enquanto o leite aquece; mas cuidado para não se queimarem ao retirar a colher! Ela vai aquecer e não é pouco.

Já agora:

Antes de ferverem o leite, passem o fervedor por água fria mas não o sequem; assim, o leite não fica como que “colado” às paredes do fervedor, facilitando a limpeza do mesmo.

Quando guardarem o leite no frigorífico tapem-no sempre, para evitar que absorva odores; se costumam guardar o leite no próprio pacote podem utilizar uma simples mola da roupa, por exemplo; outra hipótese é guardarem o leite num jarro de sumo com tampa, de plástico ou de vidro.

Fonte: 500 Segredos Culinários.

Advertisements

2 thoughts on “Para o leite não entornar…

Deixe a sua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s