Oh mãe, o que é o Jantar? Frutos Secos

Nota Cooking: A crónica semanal de Xavier Pereira, desta vez dedicada aos frutos secos. 🙂

Faz bem à saúde, mas não se deve comer em excesso. Pois. Como tudo na vida, então. O chocolate também faz bem à saúde e se comido em excesso só faz é mal (mas sabe bem!). Bom, mas não é exactamente sobre o que faz bem, mal ou assim-assim que este texto é. Como o título desvenda, vamos falar de frutos secos. Apertem-se os cintos, fechem-se as bocas, que estamos prestes a entrar no mundo desencantado das nozes, amêndoas e derivados.

Não há pior do que a tradição de passagem de ano de ter de engolir 12 passas – por estas bandas nunca foi posta em prática – ou a de dar às crianças pinhões, porque são pequenos e fazem tão bem… Por amor da senhora das colheres de pau, frutos secos são das coisas mais desenxabidas que podem existir. Deixam a boca… seca.

Na prática, o nome não ajuda muito. De uma forma geral, o que é seco não é tido com muito boa consideração. O tuga gosta das coisas com molho e bem regadas… Se um figo, que é das frutas mais divinais, é tão fantástico, porque razão se hão-de fazer e comer figos secos? Não é bom.

Avelãs – essa pérola dos cremes de chocolate, dos cereais e dos próprios chocolates – para quê comê-las sem esse contributo precioso? Não cai bem.

Nozes e amêndoas – por estas bandas só numa tabelete ou num bolo de chocolate, e mesmo assim, se for possível metê-las para o lado, lá ficarão esquecidas para a eternidade…

A verdade é que a ideia de comer frutos secos “a seco” é coisa que não colhe muitos fãs por estas bandas.

XBP

Anúncios

One thought on “Oh mãe, o que é o Jantar? Frutos Secos

Deixe a sua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s