Fondue de Queijo em Pão Saloio

Nota Cooking: Nova contribuição – deliciosa, diga-se de passagem – do blog EntreLaços e Pérolas :).

Aqui está um petisco ideal para o receber os amigos lá em casa e que é muito fácil de preparar! Fiquei a conhecer esta receita em conversa com as minhas colegas de trabalho sobre culinária, petiscos e acepipes… Aquele tema que surge facilmente entre as mulheres e que, no final, quase dá para escrever um livro de receitas de tantas que foram partilhadas! Experimentei uma vez e quem provou ficou deliciado! Conclusão: repeti a segunda, a terceira, a quarta, a quinta vez… e continua a ser um petisco aclamado! Por cá já toda a gente conhece o fondue de queijo no pão

Deixo-vos a receita:

Cooking World - Fondue de queijo em pao saloioIngredientes:

1 pão saloio
150g de mistura de 4 queijos ralados
100g de fiambre ou bacon aos cubos
maionese q.b.
oregãos q.b.

pimenta q.b.

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Corte a parte superior do pão, de modo a torná-lo numa espécie de recipiente com tampa. Com a ajuda de uma faca, retire o miolo que se encontra no centro do pão, deixando apenas as laterais com miolo. Reserve-o.

Num recipiente, junte o queijo ralado, o fiambre ou bacon cortado em cubos e cerca de 4 colheres de sopa de maionese e misture de modo a obter uma espécie de pasta de queijo. A quantidade de maionese a adicionar depende do gosto pessoal de cada um, não há uma medida exacta. Deve ser em quantidade suficiente para ligar o queijo e o fiambre/bacon, sem que a pasta obtida fique nem muito seca nem muito húmida. Tempere com oregãos e pimenta preta moída e misture bem.

Coloque esta pasta de queijo no interior do pão, preenchendo o espaço vazio que resultou do miolo que foi retirado. Tape com a “tampa” de pão que foi cortada, cubra com papel de alumínio e leve ao forno por 20 minutos, vigiando. A meio da cozedura, destape o pão e misture o queijo com uma colher, de modo a homogeneizar o fondue que se derrete. Use o miolo que foi retirado inicialmente do interior do pão, cortando-o em pedaços e levando ao forno ou à torradeira a tostar. Sirva o fondue de queijo acompanho desse miolo torrado e/ou de tostas!

Dica: pode adicionar outros ingredientes ao fondue, em vez do fiambre ou do bacon, como por exemplo, chouriço, paio ou tomate seco cortados em cubos.

(Imagem cedida pela autora) EntreLaços e Pérolas

Anúncios

2 thoughts on “Fondue de Queijo em Pão Saloio

Deixe a sua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s