Gastrovac

Uma das minhas maiores frustrações na cozinha é que nem sempre os alimentos absorvem bem os sabores e aromas das marinadas em que são mergulhados durante horas a fio. É que é mesmo chato preparar uma marinada durante sei lá quantas horas e no fim a comida não saber (nem cheirar) a nada ou a quase nada!

Cooking World - GastrovacPois no website Le Sanctuaire descobri uma solução de alta tecnologia para esta situação – o Gastrovac. Este aparelho (que mais me faz lembrar um aspirador) é um electrooméstico compacto que permite cozinhar, fritar e impregnar os alimentos em vácuo. e foi criado e desenvolvido pela Universidad Politécnica de Valencia e pelos chefs Javier Andrés (La Sucursal Restaurant, Valencia) e Sergio Torres (El Rodat Restaurant, Jávea).

O aparelho contém uma câmara onde são colocadas as marinadas, enquanto os alimentos são colocados por cima das mesmas, numa rede; quando é fechado, cria-se uma atmosfera artificial de baixa pressão e livre de oxigénio, o que faz com que os alimentos “encolham”, reduzindo consideravelmente as temperaturas para cozinhar e fritar (mas a textura, a cor e os nutrientes dos alimentos mantêm-se). Depois dos alimentos cozinhados, ocorre aquilo a que se chama “efeito esponja”: quando a pressão atmosférica é restabelecida, a comida absorve os líquidos que a rodeiam (as marinadas, portanto) e retoma o seu tamanho normal, permitindo assim uma extraordinária absorção de sabores e aromas.

Parece maravilhoso, agora o preço é que nem por isso… Nem me atrevo a pô-lo aqui, espreitem directamente na página!

Fonte: Le Sanctuaire.

Anúncios

Deixe a sua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s