Cá por Casa Faz-se Assim: Congelar Cenouras

A cenoura é, muito provavelmente, um dos vegetais mais consumidos em muitas casas; por aqui é, pelo menos! E come-se crua à dentada, nas saladas nas sopas, nos guisados, nas macedónias, nos refogados, etc. Só cozida é que nem por isso, porque fica demasiado adocicada para o nosso gosto. Tal como faço com o alho francês, também tenho o hábito de comprar cenouras em quantidade quando apanho promoções. E há que congelar para não estragar! O método é:

Lavar bem as cenouras ainda com casca (já vão perceber porquê); em seguida, cortar as extremidades e descascá-las. Depois das cenouras todas descascadas, separo-as em três grupos diferentes – um é cortado em rodelas, outro é cortado em cubos e o terceiro é ralado. Volto a lavar cada um dos grupos e seco o melhor possível com um pano.

A seguir coloco as rodelas de cenoura num saquinho devidamente identificado, tiro a maior quantidade de ar possível, fecho com um atilho, acomodo as cenouras e fica prontinho a congelar; as rodelas são posteriormente usadas para sopas, guisados, refogados, etc.

Faço o mesmo com os cubinhos, que para além das opões anteriores também podem ser utilizados em bolos (hum, bolinho de cenoura… É já a seguir!!!), saladas russas e afins.

Idem com a cenoura ralada, ideal para, por exemplo, fazer arroz de cenoura…

Este slideshow necessita de JavaScript.

E claro que deixo umas quantas cenouras no frigorífico, para serem comidas à dentada ou em saladas!

Mas como tudo se aproveita, as cascas são também lavadas novamente, secas e guardadas no seu saquinho… São perfeitas para fazer uma geleia de cenoura, por exemplo; e também podem ser fritas (como se fossem batatas em palitos), temperadas com sal fino e/ou ervas aromáticas e servirem de aperitivo; a minha próxima tentativa vai ser assá-las e ver como ficam!

Anúncios

One thought on “Cá por Casa Faz-se Assim: Congelar Cenouras

  1. Pingback: Doce de Cascas de Abóbora | Cooking World

Deixe a sua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s