Empadão de Coelho

O meu marido não gosta de coelho (ou diz que não gosta…); por isso, este animal tem sempre de ser disfarçado, se bem que acaba por ser raro cá por casa… É que não é fácil disfarçar coelho! Mas descobri esta receita de empadão de coelho e, um dia em que ganhe coragem, hei-de experimentar; não é uma receita prática nem rápida, mas parece-me perfeita, por exemplo, para um piquenique ou um dia de praia:

Ingredientes:

Cooking World - Empadao de CoelhoPara o recheio:
1 coelho
1 dl de vinho branco
sal
pimenta
1 ramo de salsa
1 cebola
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
50 g de margarina Vaqueiro
1 colher de sopa de banha
3 fatias finas de bacon
2 dl de caldo de carne
1 gema
Para a massa:
400 g de farinha
80 g de margarina Vaqueiro
2 colheres de sopa de azeite
6 ovos
5 g de fermento de padeiro
2 colheres de sopa de água

Preparação:

Corte o coelho em pedaços, regue com o vinho branco e tempere com sal e pimenta. Junte o ramo de salsa e a cebola e os dentes de alho, descascados e picados. Deixe marinar em local fresco durante 2 horas pelo menos. Ao fim deste tempo, escorra os pedaços de coelho e leve-os a alourar num tacho com o azeite, a margarina Vaqueiro e a banha, previamente aquecidos.

Quando o coelho estiver dourado, junte as fatias de bacon cortadas em bocados e regue com um pouco docaldo de carne. Tape o tacho e deixe cozinhar sobre lume muito brando até o coelho estar macio. Vá adicionando o restante caldo de carne a pouco e pouco durante a cozedura. Retire os pedaços de coelho, limpe-os de ossos e volte a juntar ao molho. Rectifique o sal e a pimenta.

Enquanto cozinha o coelho, deite a farinha numa tigela, abra uma cova ao centro e deite aí a margarina Vaqueiro derretida, o azeite, os ovos e o fermento de padeiro dissolvido na água quente. Amasse tudo com as mãos até obter uma massa ligada, tape com um pano e deixe repousar durante cerca de 30 minutos.

Estenda metade da massa e forre uma forma de mola ou com o fundo móvel. Encha com o coelho estufado e cubra com a restante massa estendida numa placa, fazendo unir bem os bordos da massa. Deixe repousar mais 30 minutos, pincele com a gema e coza em forno médio (200 °C) cerca de 30 minutos, ou até a massa estar dourada.

Fonte: Vaqueiro.

Deixe a sua opinião!