Arroz: Dicas Rápidas I

O arroz é um dos acompanhamentos mais básicos, rápidos e práticos para quase todos os tipos de pratos; Além disso é versátil e pode ser feito de diversas forma e com diversos outros alimentos misturados. Mas também é verdade que fazer um bom arroz nem sempre é tarefa fácil e por vezes as coisas não correm lá muito bem… Aqui ficam algumas dicas rápidas e muito simples sobre o que fazer em diversas situações:

1. Lave o arroz e refogue. Coloque água fervente e deixe ferver por cinco minutos. Desligue o lume, enrole o tachocom folhas de jornal e em seguida embrulhe numa tolha turca ou numa manta. Deixe o tacho assim durante quinze minutos. Ao abrir, o arroz estará cozido e quente.

2. Se você esquecer de colocar sal no arroz e ele já estiver cozido, misture a quantidade de sal para aquela porção num copo de água e deite por cima do arroz. Leve o tacho de volta ao lume até secar.

3. Para saber se a água do arroz que está a cozinhar já secou, basta apagar lume, molhar o dedo e bater no lado de fora do tacho, como se faz com o ferro de engomar. Se o tacho estalar, significa que a água já secou; se não estalar, o arroz ainda tem água.

4. É possível preparar uma porção de arroz para vários dias refogando-o com bastante óleo, alho amassado e sal, até se soltar do tacho. Depois, guarde o arroz no frigorífico num recipiente de plástico ou de vidro tapado. Retire do frigorífico só a quantidade que vai usar em cada momento e cozinhe normalmente.

5. Quando o arroz estiver pronto, faça um furo com um garfo e coloque no seu interior uma colher de sopa de vinagre. Baixe o lume e deixe cozinhar por mais dois minutos. O arroz ficará mais soltinho.

6. Coloque o arroz do dia anterior num tach0 com um pouco de água, mexa, tape e leve a lume baixo. Depois de alguns minutos ele ficará soltinho e saboroso como o arroz feito no dia.

7. Se o arroz queimar, coloque imediatamente o tacho ainda quente e com vapor dentro de um recipiente com água fria. Após alguns minutos o cheiro de queimado desaparecerá. Tire o arroz do tacho sem raspar o fundo que queimou.

8. Para um rápido cozimento, faça o arroz na panela de pressão. Quando a panela começar a chiar, deixe ao lume por dois minutos. Espereque arrefeça um pouco e liberte toda a pressão antes de abrir.

9. Se você pôs muito óleo para refogar o arroz, coloque a água para cozinhar junto com algumas folhas de alface por cima. As folhas de alface absorverão o excesso de óleo.

Fonte: 500 Segredos Culinários Revelados.

Deixe a sua opinião!