Ora Favas!

Nota Cooking: Mais uma crónica da autoria de Xavier Pereira, desta vez sobre… Favas!

Sim, sim, há por aí muito boa gente que a-do-ra favas. Mas num ponto hão-de concordar: aprenderam a gostar. Porque há sabores que se aprendem a gostar e há uns que levam mais tempo que outros.

Nesta visão de filho comilão seria inevitável falar de favas. E por isso o melhor é despachar já neste segundo texto o tema e as considerações que as favas, num primeiro momento, merecem, porque quase de certeza voltaremos ao assunto.

É comum perguntar-se em questionários estúpidos ou quando se conhece uma pessoa pela primeira vez e aquilo está a correr tão mal, mas tão mal, que se fazem as perguntas mais estúpidas e acaba sempre por surgir a comida na conversa: qual o prato preferido e qual o prato odiado. Para este filho que vos fala, o odiado é (e acredita-se que assim continue por mais alguns tempos valentes) só um: favas.

Ora porque às vezes são rijas, ora a sua textura é sui generis e  depois aquele sabor… Sim. O problema é o sabor. É forte. Mas forte no mau sentido, porque uma boa mousse de chocolate tem um sabor forte e comia agora duas taças bem servidas de seguida. Mas as favas não há meio de convencerem.

De vez em quando é-lhes dada uma chance, mas a coisa acaba sempre perto de: «daqui a uns meses voltamos a tentar». E tudo o que acompanha favas é maravilhoso, sabe bem e é a única razão que leva muitos filhos a degustar uma refeição de ervilhas gigantes.

Por falar em ervilhas gigantes, gente com pouco para fazer diz que é importante envolver as crianças na confecção das refeições e beca-beca pardais ao ninho, pois este filho diz-vos: se a ideia é colocarem os miúdos a descascar as favas, esqueçam. O ódio pelo legume virá ainda mais cedo do que a hora da refeição e ninguém quer isso.

Favas, favas… Um dia voltamos a conversar.

XBP

Anúncios

2 thoughts on “Ora Favas!

  1. Pingback: Oh Mãe, o que é o Jantar? Grão | Cooking World

  2. Pingback: Então e o Sushi?? | Cooking World

Deixe a sua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s