Semlor

Imagem: Wikipédia

Imagem: Wikipédia

O Semla (semlor no plural) é um bolo sueco, típico da 3ª feira gorda! Para quem não conhece, trata-se de um pãozinho feito com farinha de trigo e aromatizado com cardamomo, que depois é aberto e recheado com pasta de amêndoa e chantilly e polvilhado com açúcar em pó. Como é um bolo pode ser comido à dentada, mas há também quem o coloque dentro de um copo ou caneca de leite quente e o coma à colher (esta versão não me satisfaz lá muito… prefiro a versão da dentada!).

A versão moderna destes pãezinhos (ou bolinhos, não consigo decidir qual será o termo mais apropriado…) foi introduzida no início do séc. XX, mas no séc. XVIII os semlor já eram bastante populares – a receita é que era outra! Os pãezinhos começaram por ser cozidos em leite; no séc. XIX surgiu nova alteração e foram introduzidos na receita o açúcar e a canela; e só no séc. XX foi acrescentado o recheio de chantilly e pasta de amêndoa.

Mas uma coisa é certa: independentemente da versão e da forma preferida para consumir este doce, hoje, na Suécia, foram feitas fornadas e fornadas deles em praticamente todas as pastelarias do país!

Para quem quiser uma receitinha e mais informações, este post do blog Anasbageri está óptimo!

Fonte: The Local.

Advertisements

Deixe a sua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s