Peixe Frito?!

Neste primeiro texto, o peixe saltou do aquário e foi directamente até ao óleo borbulhante. Sim, vamos falar sobre porque é que muito boa gente não gosta de peixe frito.

Passando à parte a problemática “espinhas”, podemos atribuir a falta de adeptos juvenis aos jaquinzinhos ou ao peixe-espada frito, a questão do alimento em si. Nos jaquinzinhos pressupõe-se que a única coisa que se deixa no prato é a espinha dorsal, e, no limite, a cabeça. A sério? Vamos mesmo ter de comer todas as outras espinhas? Já para não falar que falta ali muito alimento. Mal se sente o peixe, de tão reduzido que é o tamanho do dito cujo. Portanto, a ideia de que o almoço ou o jantar são espinhas com pele frita não anima ninguém… Depois, o peixe-espada. O problema mantém-se: falta de alimento.

No reino do peixe frito safam-se os filetes. Não têm espinhas e é aquilo que mais alimento tem.

Mas há dicas, pessoas que nos lêem. O acompanhamento, o tradicional arroz de tomate e pimentos que acompanha o peixe de frigideira é uma arma importante para fazerem os filhos, sobrinhos e pessoas no geral aprovarem a ideia de que o que se vai comer no almoço de domingo é peixe frito. Se for bem feito, consegue acompanhar quase qualquer peixe.

Pelo meio convém que seja pensada a sobremesa, porque depois de peixe, é bom que haja algo doce como recompensa pelo bom desempenho numa refeição tão complicada.

Depois é bom que exista uma preocupação constante: a qualidade. Do peixe, do arroz, do óleo, dos pimentos e claro, da sobremesa. Pelo meio, pense-se no cheiro e abram-se todas as janelas, faça-se corrente de ar, fechem-se as portas das zonas reservadas e, no caso de nada disto resultar, tenham sempre o número das encomendas de pizzas à mão.

A verdade é que é tudo uma questão de perspectiva, mas há por aí muito boa gente que prefere fazer dieta no dia em que a refeição é peixe frito…

XBP

2 thoughts on “Peixe Frito?!

  1. Pingback: Então e o Sushi?? | Cooking World

  2. Peixe frito cá em casa é dia de festa há que fazer muito pois não sobra nada. O arroz de tomate também aparece mas gosto de fazer uns filetes à moda dos Ingleses Fish and Chips com batata frita :))))

Deixe a sua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s