Apicius: De Re Coquinaria

Apicius é uma compilação de receitas culinárias romanas, geralmente conhecida por De re Coquinaria (Sobre Culinária); a sua autoria é atribuída a Marcus Gavius Apicius, mas a verdade é que não se sabe muito bem quem foi o seu verdadeiro autor (embora exista a certeza que seria um verdadeiro apaixonado pela culinária e pela boa gastronomia). A obra terá sido compilada entre os finais do séc IV e os primeiros anos do séc. V, em latim (mas se a autoria for realmente de Marcus Gavius Apicius, então a compilação será do séc. I, já que foi este o século em que o suposto autor viveu… apenas um raciocínio meu, já que esta informação me estava a fazer alguma confusão!).

As primeiras edições impressas do manuscrito datam do séc. XV e a mais antiga de que há conhecimento foi impressa em 1498 por Ioannes Passiranus de Asula. Existem ainda duas versões manuscritas que datam do séc. IX – a primeira, escrita em Tours, França, por Abbot Vivian, encontra-se presentemente na biblioteca do Vaticano; a segunda, provavelmente originária de Fulda na Alemanha, foi adquirida pela Phillips Collection no início do séc. XIX e encontra-se agora na biblioteca da Academy of Medicine, em Nova Iorque.

De Re Coquinaria é considerado, pelo menos até ao momento, como o primeiro livro de culinária europeu e é sem dúvida uma importante fonte de conhecimento em relação à culinária e ao tipo de alimentação predominantes na Roma antiga. Muitas das receitas contidas na obra são até certo pontos bastante familiares, para além de surpreendentes em termos de combinações de sabores e utlização de ingredientes.

Para os mais curiosos, aconselho a visita ao website Celtnet Recipes, onde encontrarão imensas informações sobre a obra, bem como a tradução para língua inglesa da mesma, um glossário de termos e ainda a conversão dos ingredientes utilizados na Roma Antiga para os ingredientes dos dias de hoje – um verdadeiro tesouro! E se quiserem adquirir uma cópia deste livro, podem consultar esta livraria… Tem versões em espanhol (esgotada), francês e catalão.

Fontes: Celtnet Recipes; Wikipédia; de re Coquinaria.

Anúncios

Deixe a sua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s