Organização na Cozinha

Imagem: http://www.cozinhasmodernas.net/ via Google Imagens

Imagem: http://www.cozinhasmodernas.net/ via Google Imagens

Ora para dar início a mais uma secção no Cooking World, optei por algumas indicações mais generalistas mas muito simples e úteis, no meu entender, relativamente à organização dos utensílios:

Talheres: Utensílios como talheres e até mesmo temperos devem estar sempre perto do fogão, de preferência em gaveteiros com divisórias adequadas para cada objeto; Se não tiver muito espaço, pode utilizar porta talheres que protegem, organizam e economizam espaço.

Louças: Não deixe a louça acumular no lava-louça; se lhe der a preguicite e não lhe apetecer lavar tudo logo a seguir, deite fora os restos de comida e ponha os pratos e talheres no lava-louça com água e detergente, o que evitas cheiros desagradáveis no dia seguinte. Já agora, para lavar a louça utilize um protector de lava-louça, que sempre previne alguns acidentes!

Panos: Reserve um pano só para secar a louça e outro só para enxugar as mãos.

Lava-louça: O local da barra do sabão deve estar sempre seco. A palha de aço, depois de usada e enxaguada, deve ficar guardada ensaboada. Sabe o esfregão do lava-louça? Jamais o deixe todo dobrado! Ele deve estar sempre estendido, o que evita que ele se torne num local ideal para mais bactérias. Para facilitar a organização destes itens, utilize um cestinho, por exemplo.

Armários: Separe o que mais usa daquelas coisas que só vão à mesa em ocasiões especiais, evitando o trabalho de tirar um monte de coisas para ir buscar o que está lá no fundo. Além disso, os  armários mais utilizados devem ser limpos uma vez por semana.

Frascos e caixas: As embalagens de plástico não são as mais adequadas, por concentrarem muita gordura. Dê preferência a frascos de vidro, que desengorduram com um pouco de água quente e detergente e são mais higiénicos.

Despensa: Faça uma fila só com pacotes de leite, outra de enlatados, outra de detergentes e assim por diante. Separe o material de limpeza dos produtos alimentares. Isto ajuda bastante na altura de fazer a lista de compras e também ajuda a localizar rapidamente os produtos. Facilite a organização dos objetos recorrendo a mini-prateleiras, que funcionam como um degrau e facilitam a visualização.

Frigorífico: Numa situação ideal, o frigorífico deve ser limpo todas as semanas; existem diversos truques para evitar cheiros desagradáveis, como por exemplo colocar um pedaço de carvão dentro do frigorífico.

Fonte: OZ! Organize sua Vida.

Anúncios

Deixe a sua opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s